CMDM em conjunto com a qualidade de dados: factor essencial para o sucesso

Para muitas empresas o seu processo actual de Vendas e Marketing é um processo operacional que tem muita despesas que são contidas ao máximo...

Para muitas empresas o seu processo actual de Vendas e Marketing é um processo operacional que tem muita despesas que são contidas ao máximo, que têm tempos de resposta e desempenho imprevisíveis, que são difíceis de acompanhar e reportar, de difícil alavancagem para outros produtos e serviços e muitas vezes ineficientes, caras e de recurso intensivo.

O principal objectivo do CMDM (customer master data management) é precisamente transformar esta despesa operacional num diferenciador e inestimável gerador de recitas, para que as empresas possam adquirir e fidelizar clientes, que seja um poderoso veiculo de cross-sell e up-sell, que o cliente possa ter maior satisfação com o serviço prestado, com custos de "aquisição" de clientes mais reduzidos.

Como podemos atingir isto? E como pode a qualidade de dados ajudar nesta transformação, não sendo apenas um custo.

Ao construir um CMDM, vamos construir uma plataforma onde vão constar TODAS as informações que estão espalhadas por muitos sistemas dentro das empresas, como por exemplo o sistema de vendas, de facturação/financeiro, o CRM, o Website, o ERP, o apoio ao cliente, o call center, .... todos os sistemas que existem em muitas empresas e que na maior parte das vezes não comunicam entre si, fazendo com que uma pessoa que se vá queixar do serviço, vai falar com alguém no call center que não tem noção do resto das informações dessa mesma pessoa na sua relação com a empresa.

Com todas estas informações agregadas, poderemos ter campanhas de marketing mais eficientes, uma melhoria na lealdade do cliente, aumento do valor total do cliente e maior satisfação geral do cliente.

A pergunta que se faz quando se usam estes chavões é como é que conseguimos chegar a estas conclusões. Para alem das conclusões que se vão tirando através dos projectos executados, existem ainda situações que facilmente compreendemos através da nossa experiencia do dia a dia. A quem não aconteceu já que depois de indicar uma alteração de morada, continuem a enviar cartas para a morada anterior? Caso existisse interligação entre sistemas isto seria evitado. Com isso se evitaria custos com o envio da carta, se calhar com a tentativa de contacto telefônico, e pior que isso tudo o desconforto do cliente com o serviço que isso por vezes conta mais que todos os outros custos somados.

Onde entra a qualidade de dados? Em tudo o que estivemos a falar entra a qualidade de dados, desde a normalização de moradas, à deduplicação de registos, passando pela verificação de NIF's (a sua existência ou não e a sua validação), entre muitos outros aspectos, tudo isto é qualidade de dados.

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