Master Data Management: Significado

A qualidade dos dados: Um factor chave para o sucesso do Master Data Management Os sistemas Master Data Management, também chamados de sis...

A qualidade dos dados: Um factor chave para o sucesso do Master Data Management

Os sistemas Master Data Management, também chamados de sistemas MDM, permitem uma «única versão da verdade» para ser representado por uma vasta gama de dados da empresa.

Isto significa que todos os sistemas de dados relevantes de uma empresa e seus conteúdos são consolidados, de modo que a busca de informações em diferentes redes isoladas torna-se desnecessário. Independentemente de qual arquitectura do sistema MDM escolhida, tanto a alta qualidade dos dados de conteúdo como os meta dados são factores chave para o sucesso do projecto. Isto aplica-se à fase de execução e ás previsões de aumento da eficiência de utilização dos dados da empresa.

Nos próximos posts vamos descrever a importância da elevada qualidade dos dados no ambiente de MDM. Todas as fases de um sistema que está sendo planeado ou a ser implementado são consideradas.
Além disso, sugestões adequadas para (a) a optimização da qualidade dos dados e (b) mantendo-a num nível elevado durante a operação do dia-a-dia também são fornecidos para os sistemas MDM.
Master Data Management: o que exactamente significa isso?
Um dos grandes desafios no ambiente corporativo, hoje, é conseguir um Master Data Management (MDM) eficaz. O significado preciso deste termo pode ser explicado melhor de tudo pela seguinte definição de David Loshin (2009):

O objectivo é obter a chamada «versão única da verdade», isto é, que somente um sistema tem de ser consultado para mostrar todos os dados relevantes de toda a empresa. Não é necessário procurar informações em diferentes sistemas. Trabalhar com os dados é mais eficiente.

A partir desta consideração, pode-se reconhecer que o MDM não é apenas uma solução de software, mas o mais importante de uma questão de organização interna e definição de dados da empresa. Numa etapa final, esses dados são sincronizados em diversas formas e colocados à disposição do usuário final. Dependendo da complexidade dos sistemas e dados existentes numa empresa, o sucesso da implementação de um sistema MDM pode demorar vários meses ou mesmo anos.
A implementação é normalmente dividida em fases distintas:
- Em primeiro lugar, a master data real deve ser identificada e uma lista elaborada com os sistemas em que ele está a ser armazenado.
- O próximo passo é chegar a acordo sobre um Data Master Object Model e garantir que a meta data é consistente.

Uma vez que estes aspectos fundamentais estejam esclarecidos, várias exigências para os dados são decididas. Em primeiro lugar, os requisitos dos utilizadores da informação na área operacional devem ser considerados.
No entanto, essas demandas específicas também devem ser consideradas na implementação MDM, se é para ser base de um Data Warehouse ou base para análises de Business Intelligence.
Outras questões importantes são questões como a protecção de dados ou conformidade com os regulamentos anti-terrorismo.Em suma, todos os requisitos legais, operacionais e de análise para os dados devem ser considerados.
Além disso, os dados devem estar disponíveis com a qualidade adequada, de modo que os requisitos de conteúdo para os dados possam ser satisfeitos.

Configurando um sistema Master Data Management sempre significa implementar um projecto de toda a empresa.
Projectos desse tamanho, exige uma quantidade de trabalho intelectual de todos os interessados, especialmente se envolvem a criação da Master Data Object Model ou a padronização dos meta dados. A tendência actual é para chamar consultores externos, que podem fazer a ligação entre as diversas partes interessadas, os serviços e o pessoal responsável pelas várias fontes de dados com um grau de distanciamento dessas fases.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images